Paquistão: São já conhecidos os nomes dos juízes que vão decidir amanhã o caso de Asia Bibi
É já amanhã, dia 13, que o Supremo Tribunal de Justiça, em Islamabad, vai avaliar o caso de Asia Bibi, a cristã paquistanesa condenada à morte por blasfémia. O recurso apresentado pelos advogados de Asia Bibi vai ser avaliado na secção criminal por um colégio de três juízes. São eles Mian Muhammad Saqib Nisar, Muhammad Iqbal Hameed Ur Rehman e Muhammad Manzoor Mali.
Este é o último recurso jurídico possível para salvar a vida de Asia Bibi. Desde Junho de 2009 que esta mulher de 51 anos e mãe de cinco filhos tem vivido um autêntico calvário.
Detida em Junho de 2009, acusada falsamente de blasfémia por ter bebido um copo de água de um poço, foi condenada à morte.
Em Julho do ano passado, em resultado também da enorme campanha internacional de solidariedade em favor desta esta cristã, o Supremo Tribunal decidiu suspender a sentença, tendo ordenado a reavaliação do processo.
A decisão que vier a ser tomada a manhã – se não se verificar nenhum adiamento - pelo Supremo Tribunal de Justiça é determinante não só para a vida de Asia Bibi mas também pelo que poderá representar de jurisprudência sobre este caso.
Para o marido de Asia Bibi, o tempo agora é de orações. Em declarações ao jornal “Express Tribune”, Ashiq Masih reconhece que também ele e os seus cinco filhos têm vivido tempos extremamente complicados, tendo sido obrigados “a viver em diferentes lugares, em diferentes cidades”, sempre com receio do que lhes possa também acontecer.
Desde a acusação de blasfémia, que nunca mais regressaram à aldeia onde viviam. “Temos sofrido imenso”, diz Masih, acrescentado: “temos rezado muito para que este dia nos traga uma boa notícia”.
http://www.fundacao-ais.pt/noticias/detail/id/4333/
http://www.fundacao-ais.pt/noticias/detail/id/4333/