19.5.16

oração e mais oração

Oração e Perseverança


Por que tantas vezes nos parece quase impossível orar? Para o quê rezar? Por que Jesus e Maria insistem tanto connosco para que rezemos?


Tantas vezes ouço amigos, ou colegas meus, queixarem-se de que seus pais são praticamente ausentes... ahh... "passa quase todo o tempo fora, a trabalhar"...


Mas, para o quê e para quem, alguns dos nossos pais o fazem? Para o nosso sustento, manter a casa. E a família unida, não é? Lá nos vamos comunicando por mensagens, mails, chamadas rápidas. Caso contrário, perdemo-nos de todo, por hábito que a preguiça nos vai sugerindo e até ao pleno esquecimento dos ausentes... E assim travamos. Todo o contacto.


Assim nos acontece com o Pai do Céu que nunca aqui veremos.

*  *  *
Muitos, de entre os crentes, por não terem rezado durante muito tempo, não têm mais vontade de rezar., não reza.


Então Deus vai-se tornando cada vez mais um ser estranho e distante. Então como sair disto? Rezando com perseverança e sem vontade, para que a vontade novamente desponte. E o sentido de Deus.


«A perseverança é o elevado preço que se tem de pagar por todas as conquistas deste mundo.» - [ I. Larragnãga]


Todo o crescimento é um mistério. Uma plantazinha, que assomou timidamente à flor da terra, extrai os elementos orgânicos e transforma-os em substância viva. Mal se notam os sinais do seu crescimento, mas cresce.
Pelo contrário, o crescimento da graça não é detectável pela vista, nem mesmo com os instrumentos de medição necessários. Para quantos foi patente a natureza e a potência divinas de Jesus, filho de Deus?


Poderão replicar: O crescimento é observável nos efeitos, quando o homem avança no amor, na maturidade, na humildade, na paz. É verdade, mas só até certo ponto. Sabemos por experiência própria quantas energias temos que empregar tantas vezes para superar defeitos congénitos e nos parecermos com Jesus. No entanto, só Deus e a própria pessoa são testemunhas de tais esforços. Os outros não o notam.


(...) No crescimento da vida de oração deparamos com sintomas muito especiais: as dificuldades são sempre iguais e até maiores. Diremos que à medida que avançamos a meta se distancia cada vez mais; é frequente encontrarmos no caminho, zonas profundas de desníveis e altos e baixos, cercam-nos frequentes e longas temporadas de aridez... Tanta energia para resultados tão escassos!... E o desalento começa a cair sobre a alma como branca neblina que paraliza o caminhar de muitos ou os instala definitivamente na mediocridade, ou pura e simplesmente os leva a abandonar o caminho.


No entanto, o Cimo lá no alto continua a chamar. Os peregrinos pressentem que só lá no alto haverá «descanso sabático», o gozo do Tabor e a vitória final. A alma levanta-se, descobre novas energias, aperta o passo e continua a ascensão para Deus. Cada alma é uma «história», uma história cheia de contrastes, avanços, recuos, vacilações, generosidades.

Perseveremos!


A oração - Eu - E trechos de I. Larragnãga.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Salvé Regina!