30.3.20

Confissões sem risco de contágio por Coronavírus

Deus sempre tem uma "carta" guardada para quem persevera. Aqui e agora, uma solução para si, para todos - leia  e veja como não tem mais forma de se abdicar deste Sacramento:
 
" Sacerdote cria forma de atender confissões sem risco de contágio por Coronavírus "
 
Estados Unidos – Washington (Sexta-feira, 20-03-2020, Gaudium Press Na Paróquia de Santo Eduardo Confessor em Bowie, Estados Unidos, os fiéis não tem desculpa para não aproximarem-se do sacramento da Penitência. Nem sequer as severas restrições para a prevenção do contágio do Coronavírus. O Padre Scott Holmer, pároco local, idealizou a forma de levar as confissões aos veículos dos fiéis, de forma que não existe nenhum risco de contágio.
 
"Tal como registrou Catholic News Service, o Padre Holmer criou um local para confissões no estacionamento do templo e, com a assistência dos seminaristas locais, coordena o acesso dos fiéis em seus veículos para poder confessá-los a partir de uma cadeira em uma distância segura. No caso dos fiéis que desejarem uma confissão anónima, o sacerdote é avisado pelos seminaristas e cobre seus olhos para não reconhecer nem o veículo, nem o penitente.
 
“Aqui é onde nós, sacerdotes, temos que ser criativos acerca de como levar Cristo às pessoas quando não podemos fazer isso nos edifícios de nossa Igreja”, explicou o pároco ao Catholic Standard.
 
 “Necessitamos levar Cristo às pessoas agora, para levá-lo aos demais de uma maneira segura que não aumente a infecção”. A ideia de não empregar um confessionário surgiu da intenção de não ter nenhuma superfície de contacto comum para todos os fiéis que pudesse ser um meio de contágio.
 
O local das confissões está devidamente sinalizado com cones laranjas e os fiéis somente saem do veículo quando há mais de uma pessoa no automóvel e esperam seu turno a uma distância segura. O sacerdote escolheu horários de Missas regulares nos quais os fiéis já estão acostumados a visitar o templo. A única limitação, por enquanto, é a necessidade de cancelar as confissões em caso de chuva.
 
 “Nos encontramos em um momento em que estamos dispersos, mas também haverá um momento em que nos reuniremos novamente”, expressou o Padre Holmer. “Mantenham a esperança nesse momento quando voltaremos”.
 
(Assim seja!)
 
 
 

Excomunhão

Sabia que se adoptar a ideologia socialista - comunista, leva, ou é motivo para a Ex-comunhão? Sim, leva sim.
 
Se você não quer se afastar dessa doutrina terrível, que gera excomunhão automática, não assista (esse vídeo - que abaixo indicarei). Nele, você tomará conhecimento que a doutrina comunista, materialista e anticristã, foi condenada mesmo antes de Pio XII. Saberá que os chamados “decretos” contra o comunismo ainda estão em pleno vigor e que não basta não votar em partidos que o apoiam.  Não se deve votar também em partidos que estejam aliados a eles. Saberá ainda, caso assista ao vídeo, que quem simpatiza ou propaga a doutrina comunista torna-se um apóstata da fé católica, não podendo, nesse caso, aproximar-se dos sacramentos. Assim, caso tenha a contumácia em prosseguir na simpatia, propagação ou apoio da doutrina comunista, mesmo após assistir esse vídeo, saiba: a excomunhão é automática — latae sententiae — e só poderá ser revertida mediante arrependimento e confissão sacramental junto ao Bispo.
 
 
Daqui:
[https://www.bibliacatolica.com.br/blog/voce-sabia-que-adotar-a-ideologia-socialistacomunista-e-motivo-de-excomunhao/]
 
*Sem imagem, sem sequer procurar algo que valha. Seria tão sombrio e triste...
 
 
 
 
 
 
 

28.3.20

Confissão...?

Quaresma - Perdão?
 
Confissão - Quaresma
 
Durante a celebração da Santa Missa na Capela da Casa Santa Marta o Papa cita o Catecismo da Igreja Católica para tratar da “contrição” que perdoa os pecados na expectativa de uma confissão futura.
 
. Eu quero fazer as pazes com o Senhor.
. O que fazer se não encontro um sacerdote?
 
Salus animarum
 
A “salus animarum”, ou seja, “a salvação das almas” é a lei suprema da Igreja, o
critério interpretativo fundamental para determinar o que é justo.
É por isso que a Igreja sempre procura, de todos os modos, oferecer a possibilidade
de se reconciliar com Deus a todos aqueles que o desejam, que estão em busca,
esperando ou que, de alguma forma, se dão conta de sua condição e sentem a
necessidade de serem acolhidos, amados e perdoados, explica o Portal Vatican News.
 
Segundo o Portal do Vaticano, nestes tempos de emergência devido à pandemia do
coronavirus, com pessoas gravemente doentes e isoladas nas unidades de terapia
intensiva, bem como para as famílias que são solicitadas a permanecerem em casa
para evitar a difusão do contágio, é útil lembrar a todos a riqueza da tradição:

Foi o que fez o Papa Francisco durante a homilia da missa na Casa Santa Marta, nesta
sexta-feira, 20 de março.
 
Reconciliar-se com Deus
 
“Eu sei que muitos de vocês se confessam para a Páscoa a fim de se reconciliar com Deus”, disse o Papa.”Mas muitos me dirão hoje: Mas, padre, onde posso encontrar um sacerdote, um confessor?
 
Não se pode sair de casa! E eu quero fazer as pazes com o Senhor, quero que Ele me abrace, que o meu pai me abrace. O que posso fazer se não encontro um sacerdote?”
 
Você faz o que diz o Catecismo”, respondeu Francisco.Fale com Deus.
 
“É muito claro - disse o Papa -  se você não encontra um sacerdote para se confessar, fale com Deus, ele é seu Pai. Diga-lhe a verdade: “Senhor, eu fiz isso e aquilo. Perdoa-me”.
 
“Peça-lhe perdão de todo o coração, com o Acto de Contrição e prometa-lhe: Depois, eu vou me confessar, mas perdoa-me agora”. E logo você retornará à graça de Deus.
 
“Você mesmo pode se aproximar, como o Catecismo nos ensina-, do perdão de Deus sem ter um sacerdote”.
“Pensem nisso: este é o momento! E este é o momento certo, o momento oportuno.
Um Acto de Contrição bem feito e a nossa alma se tornará branca como a neve”.
 
O Portal do Vaticano explica que o Papa Francisco se referia aos números 1451 e 1452 do Catecismo da Igreja Católica, promulgado por São João Paulo II e redigido sob a orientação de Joseph Ratzinger, naquela época prefeito da Congregação para a "Doutrina da Fé".
 
O Perdão dos pecados
 
O Catecismo, citando o Concílio de Trento, ensina que entre os atos do penitente, a “contrição” ocupa o primeiro lugar. Ela é ‘uma dor da alma e uma reprovação do pecado cometido, com o propósito de não mais pecar no futuro’.
 
Diz o Catecismo: “Quando procedente do amor de Deus, amado sobre todas as coisas, a contrição é dita perfeita (contrição de caridade)”.

“Uma tal contrição perdoa as faltas veniais: obtém igualmente o perdão dos pecados mortais, se incluir o propósito firme de recorrer, logo que possível, à confissão sacramental”.
 
Portanto, na expectativa de ser absolvido por um sacerdote assim que as circunstâncias permitirem, é possível ser perdoado imediatamente com esse acto. Isso já tinha sido afirmado também pelo Concílio de Trento, no capítulo 4 da “Doctrina de sacramento Paenitentiae”, onde se afirma que a contrição acompanhada pela intenção de se confessar “reconcilia o homem com Deus, mesmo antes que esse Sacramento seja realmente recebido”. (JSG)
papa-francisco-comenta-286071

 

Santa Teresa de Ávila

Dia de Santa Teresa de Ávila
 
 
 
Dia : 28 de Março - (2020)
 
 
Oração:
 
"Vós Sois as Mãos de Cristo"
 Cristo não tem actualmente sobre a terra nenhum outro corpo se não o teu;
 Nenhumas outras mãos senão as tuas;
 Nenhuns outros pés senão os teus..
 Tu és os olhos com os quais a compaixão de Cristo deve olhar o mundo;
 Tu és os pés com os quais Ele deve ir fazendo o bem;
 Tu és as mãos com os quais Ele deve abençoar os homens de hoje..
Ámen.
 
[Embora seja amplamente atribuído a Teresa, não aparece em suas obras ...]

 
 

26.3.20

Desafios

 

Que as dificuldades que hás-de experimentar, não sejam obstáculo ao teu amor e generosidade, mas sim um forte desafio. Não te canses de servir, não cales a verdade, supera os teus temores, sê consciente das tuas próprias limitações pessoais. Tens que ser forte e valente, lúcido e perseverante neste longo caminho.
 
Não te deixes seduzir pela violência e pelas mil e umas razões que parecem justificá-la. Está enganado aquele que diz que através da violência se conseguirá a justiça e paz.

S. João Paulo II - Espiritualidade

"O necessário a aprender"

 
"É maravilhoso acreditar em Alguém maior, capaz de serenar as inquietações,
                        permitindo o encontro diário com a transcendência"
 
As ideias podem mover o mundo. Há uma urgência e, ao mesmo tempo, uma carência de ideias criativas. Copiar ou imitar é mais cómodo. O novo não surge do nada, mas de acréscimos e aperfeiçoamentos. A inspiração é fantástica: de algo muito simples, verdadeiros luminares desencadeiam processos transformadores. Porém, somente o sentimento é capaz de reunir verdadeiras multidões, entrelaçando amor e comoção. As alegrias causam êxtase, empolgam, provocam vibração. Porém, a dor é capaz de invadir o mais profundo do ser e unir um número sem fim, eliminando, por uns
instantes, distâncias, diferenças culturais, religiosas e étnicas. O sofrimento está
envolto de uma magia que contagia e cria comunhão.
 
Há um mistério por detrás da dor: ela é capaz de fazer com que o mundo inteiro fale o mesmo assunto, pense nos mesmos detalhes, derrame as mesmas lágrimas. Talvez seja pelo facto de ser impossível explicar alguns acontecimentos, que existe tanta coesão ao redor do sofrimento. Há momentos onde todos têm perguntas e ninguém é capaz de respostas. O intelecto ensaia continuamente explicações, mas o silêncio, por vezes, se impõe e obriga ao recolhimento. Sentir profundamente é uma forma de reunir dentro de si os suficientes motivos para continuar acreditando na excepcionalidade da vida.
 
As lágrimas expressam o incomunicável. As palavras são insuficientes, quando a
questão demanda uma explicação. Querer entender alguns mistérios é abrir espaço ao dinamismo, provocando buscas, ensaiando superação. Nenhuma dor deveria levar ao conformismo. Afinal, se há vida o destino é evidente: ser feliz. Mas viver não é apenas reunir e coleccionar acertos e vitórias. Muitas vezes do pior nasce o melhor. O segredo é descobrir o que fazer com a decepção, como lidar com a frustação, como preencher o vazio de uma perda. Como tudo seria diferente se houvesse uma maior preparação para lidar com a vida e com alguns acontecimentos que desencadeiam desestruturação.
 
Guardo comigo uma frase que acaba acalmando o coração, em determinadas
tribulações: “Para quem não tem fé, nenhuma explicação é suficiente. Mas para quem tem fé, não há a necessidade de explicações”. É maravilhoso acreditar em Alguém maior, capaz de serenar as inquietações, permitindo o encontro diário com a transcendência. Um dia, na eternidade, o mistério será desvendado.
 
Em: Capuchinhos, Espiritualidade

20.3.20

Março - Mês de São José

Novena a São José:
 
 
 
Novena a São José, Padroeiro da Igreja Universal

— 1º dia —
 
S. José, Pai Nutrício de Jesus.
 
Amabilíssimo São José, que tivestes a honra de alimentar, educar e abraçar o Messias, a Quem tantos profetas e reis desejaram ver e não viram: obtende-me, com o perdão das minhas culpas, a graça da oração humilde e confiante que tudo alcança de Deus. Acolhei com bondade paternal os pedidos que vos faço nesta Novena e apresentai-os a Jesus que se dignou de obedecer-vos na Terra. Ámen.
 
Rogai por nós, São José, Pai Nutrício de Jesus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
 
Para todos os dias:
 
Oremos! Ó Deus que por uma inefável Providência Vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima: concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como Protector, mereçamos tê-lo no Céu por nosso Intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Ámen.
 
— 2º dia —
 
S. José, Esposo da Mãe de Deus
 
São José, castíssimo Esposo da Mãe de Deus e Guarda fiel da sua virgindade: obtende-me por Maria a pureza do corpo e da alma e a vitória em todas as tentações e dificuldades. Recomendo–vos também os esposos cristãos para que unidos com sincero amor e fortalecidos pela graça se amparem mutuamente nos sofrimentos e tribulações da vida. Ámen.
 
Rogai por nós São José, Esposo da Mãe de Deus:
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oremos! ...
 
— 3º dia —
 
S. José, Chefe da Sagrada Família
 
Glorioso São José, que gozastes durante tantos anos da presença e filial afeição de Jesus, a Quem tivestes a dita de alimentar e vestir, juntamente com vossa Santíssima Esposa: eu vos suplico me alcanceis o dom inefável de sempre viver em união com Deus pela graça santificante. Obtende também para os pais cristãos a graça do fiel cumprimento dos seus graves deveres de educadores e, aos filhos, o respeito e a obediência segundo o exemplo do Menino Jesus. Ámen.
 
Rogai por nós, São José Chefe da Sagrada Família
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oremos! ...
 
— 4º dia —
 
S. José, Exemplo de Fidelidade
 
Fidelíssimo São José, que nos destes tão belo exemplo no fiel cumprimento de vossos deveres de Protector da Santíssima Virgem e de Pai Nutrício do Redentor: rogo-vos me obtenhais a graça de imitar o vosso exemplo na fidelidade a todos os deveres do meu estado de vida. Ajudai-me a ser fiel nas coisas pequenas para o ser também nas grandes. Alcançai essa mesma graça para todos os que me são caros nesta vida, a fim de chegarmos a gozar no Céu o prémio prometido aos que forem fiéis até a morte. Ámen.
 
Rogai por nós, São José, Exemplo de Fidelidade;
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oremos! ...
 
— 5º dia —
 
S. José, Espelho de Paciência
 
Bondoso São José que suportastes com heróica paciência as provações e adversidades na viagem a Belém, na fuga para o Egipto e durante a vida oculta em Nazaré e me destes o exemplo de admirável conformidade com a vontade de Deus: obtende-me a virtude da paciência nas dificuldades de cada dia. Alcançai também invencível paciência a todos que suportam pesadas cruzes, a fim de que se unam sempre mais a Jesus, divino modelo de mansidão e paciência. Ámen.
 
Rogai por nós São José, Espelho de Paciência:
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oremos! ...
 
— 6º dia —
 
S. José, Modelo dos Operários
 
Humilde São José, que, vivendo em pobreza. dignificastes a vossa profissão pelo trabalho constante e vos sentistes feliz em servir a Jesus e Maria com o fruto de vossos suores: alcançai-me amor ao trabalho, que me foi imposto como dever de estado, procurando cumprir nisto sempre a vontade de Deus. Protegei os lares dos trabalhadores contra as influências nefastas dos inimigos de Cristo e da Santa Igreja. Obtende-lhes a graça de santificarem o seu trabalho pela recta intenção em tudo conformados com os desígnios da Divina Providência. Ámen.
 
Rogai por nós, São José, Modelo dos Operários;
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oremos! ...
 
— 7º dia —
 
S. José, Protector da Santa Igreja
 
Glorioso Patriarca São José, Protector e Padroeiro da Igreja Universal : obtende-me a graça de amar a Igreja como Mãe e de a honrar como verdadeiro discípulo de Cristo. Rogo-vos que veleis sobre o Seu Corpo Místico, como outrora velastes sobre Jesus e Maria. Protegei o Santo Padre e os Bispos, os Sacerdotes e os Religiosos. Alcançai-lhes santidade de vida e eficácia no apostolado. Guardai a inocência da infância a castidade da juventude a honestidade do lar, o ordem e paz da Sociedade. Ámen.
 
Rogai por nós, São José, Protector da Santa Igreja;
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oremos! ...
 
— 8º dia —
 
S. José, Esperança dos Enfermos
 
Compassivo São José, esperança dos doentes e necessitados: valei-me em todas as enfermidades e tribulações alcançando-me plena conformidade com os admiráveis desígnios de Deus. Obtende-me também para mim e para todos, pelos quais rezo nesta Novena, a cura das enfermidades espirituais que são as paixões desordenadas, fraquezas, faltas e pecados e protegei-nos contra as tentações do inimigo da nossa salvação. Ámen.
 
Rogai por nós, São José, Esperança dos Enfermos;
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oremos! ...
 
— 9º dia —
 
S. José, Padroeiro dos Moribundos
 
Ditoso São José que, morrendo nos braços de Jesus e Maria, partistes deste mundo ornado de Virtudes e enriquecido de méritos: Assisti-me na hora suprema e decisiva da minha vida contra os ataques do poder infernal. Obtende-me a graça de morrer confortado com os santos Sacramentos, necessários para a minha salvação. Tendo compaixão de todos os agonizantes. alcançando-lhes a graça da salvação por intermédio de Maria, vossa Santíssima Esposa. Ámen.
 
Rogai por nós, São José, Padroeiro dos Moribundos
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Oremos! ...

Pode acrescentar-se todos os dias:
 
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Eterno Pai, obedecido pelo Verbo Encarnado favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria: Louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer que alguém tenha recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o Consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pecadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que vos peço nesta Novena (fazer o pedido).
  
Eu escolho-vos como meu especial Protector. Sêde, depois de Jesus e Maria, a minha consolação nesta Terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me finalmente como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte, na graça de Nosso Senhor. Ámen.

Novenas, S. José, Devoção do mês. Oração

17.3.20

"a VIDA não vai parar..."

Tem vindo a ser um tempo conturbado. Por ameaças de doença devastadora,  que se expande pelo mundo afora. Um tempo que nos exije o recolhimento necessário com fim a não se propagar tão mais.
 
Estamos em tempo de Quaresma. Quantos são hoje os que se "recolhem" nestes dias de reflexão e de amor a Deus, quantos? Ainda paira no ar as músicas tão animadas de um carnaval excessivo em todos os termos, danças que já nada de bom nos inspiram. Excesso, aliás, é o termo. Não. Esta vida aqui não será nunca brincadeira nenhuma se excitando os piores valores humanos e cristãos. Quer queiramos ou não, nascemos por, e para Deus!
 
Então, e assim, aqui fica uma música que nos inspira ao melhor do que poderemos aspirar: uma profissão de fé.  Chamando, aclamando-O, nos deixando levar pela Esperança  que nos incute a sermos mais e melhores. Com mais fé em Deus - nosso Pai, amigo que nos quer - a cada um, a todos, e, como no fim, há-de ser, reunindo-nos a Ele. O Pai da Misericórdia que nos chama e nos perdoa. O Pai que nos ama sem fim..., a cada um. Estamos em tempo. então aproveitemos e O sigamos!
 
"Onde Deus te levar". Deixa, deixa que te chame com estes e aqui:

 


Tenhamos Fé, Oração - sempre! Confiemo-nos a Ele, a Maria, à Santíssima Trindade - Oremos!
 
Concerto Miguel Araújo e António Zambujo no Jubileu Jovem |
Fátima - Set - SIMPLUS
 
 
Haja -  e sempre - a Esperança! Que tanto nos vale!