11.5.16

Espírito Santo

«Ele guiar-vos-á para a verdade total...
Ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito»
(Jo, 13:14)

Vinde, Espírito Santo, terníssimo Consolador.
Minha alma suspira por Vós, meu coração tem sede de Vós.
Só Vós podeis saciar os meus anseios, só Vós podeis fazer-me feliz.
Divino Esposo, não rejeiteis a morada de meu pobre coração. Sim,
 Meu coração é impuro,
 Mas podeis purificá-lo.
 Meu coração é tenebroso,
 Mas podeis iluminá-lo.
 Meu coração é mau,
 Mas podeis saciá-lo de amor.
 Meu coração é triste,
 Mas podeis consolá-lo.
 Meu coração é fraco,
 Mas podeis fortalecê-lo.
 Meu coração é frio,
 Mas podeis abrasá-lo.
 Meu coração é terreno,
 Mas podeis enchê-lo de desejos celestiais.
 Meu coração é pecador,
 Mas podeis orná-lo de todas as virtudes.
 Meu coração é inconstante,
 Mas podeis torná-lo perseverante.
Vinde, pois, ó Espírito Santo, Pai dos pobres,
vinde, inundai-me de Vosso amor.
Ámen.

Beato Bártolo Longo

Vale a pena conhecer a história da sua conversão.

Numa manhã de outubro de 1872, um homem ainda jovem, profundamente preocupado, passeia pelos arredores de Pompéia. Nada lhe importam as históricas ruínas da cidade sepultada pela erupção do Vesúvio no ano de 79. Uma dúvida o atormenta: "Depois de uma vida péssima, arrependi-me e encetei o caminho da conversão. Mas... conseguirei salvar minha alma?"
Em determinado momento, uma voz interior lhe fala no fundo da alma: "Se queres salvar-te, propague a devoção do Rosário. É uma promessa da Virgem Maria".
Num sobressalto de júbilo, ele levanta o rosto e as mãos para o Céu e brada: "Ó Maria, se é verdade que prometeste a São Domingos que quem difunde o Rosário se salva, eu me salvarei, porque não sairei desta terra de Pompéia sem ter aqui propagado essa santa devoção".
Nesse instante soa o velho sino da igreja próxima, para o Ângelus de meio dia. O homem ajoelha-se, reza e chora.
 
Chora de alegria, pois compreende que a Rainha dos Apóstolos acabava de lhe dar uma grande missão...
 
No coração de Bártolo Longo estava plantada a semente do futuro Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, centro internacional de irradiação dessa devoção mariana, e sede de várias obras de beneficência e de formação da juventude.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Salvé Regina!